Ir direto para conteúdo
Início do Conteúdo

Planejamento Solicite o orçamento

BI - Business Intelligence

Diferenças entre BI (Business Intelligence) e Buzz Intelligence .

 

BI (Business Intelligence)

Trata-se da habilidade de uma organização em coletar, administrar e analisar diferentes dados com o objetivo de tomar decisões acertadas para o crescimento da empresa.

As informações coletadas pela organização são armazenadas em bancos de dados (como Data Warehouse/Data Marts). Esses bancos de dados possuem inúmeras funcionalidades que facilitam a análise de conteúdos.

É imprescindível que as informações contidas nos bancos de dados sejam atualizadas com frequência, preservando a confiabilidade das mesmas.

Principais benefícios do BI
  • Antecipação às mudanças bruscas no mercado;
  • Antecipação às ações sobre os concorrentes;
  • Conhecimento sobre o negócio;
  • Aprendizado através do sucesso e falhas dos concorrentes;
  • Visão clara sobre novos negócios;
  • Auxílio na implementação de novas ferramentas gerenciais;
  • Conhecimento de novas tecnologias que possam afetar o negócio.
Informações básicas do BI
  • Empresa;
  • Concorrentes;
  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Possibilidades de expansão do negócio (aquisições, joint-ventures e alianças);
  • Fatores sociais, políticos e econômicos que podem influenciar o negócio.
Algumas ferramentas do BI
  • Planilhas eletrônicas;
  • EIS ( Executive Information System);
  • Softwares de Query & Report;
  • Ferramentas OLAP (On Line Analytical Processing);
  • Data Mining;
  • Sistemas de ERP (Sistema integrado de Vendas);
  • Sistemas de CRM (Marketing de Relacionamento).

O Business Intelligence transforma uma simples informação em um dado fundamental para o conhecimento estratégico tão importante na análise gerencial.

Como funciona um Sistema de Business Intelligence

  1. Módulo de ETL:

    Componente dedicado à extração, carga e transformação de dados. É a parte responsável pela coleta das informações nas mais diversas fontes, desde sistemas ERP´s até arquivos TXT´s ou planilhas Excel.

  2. Data Mart/Datawarehouse:

    Local onde ficam concentrados todos os dados extraídos dos sistemas operacionais. A vantagem de ter um repositório de dados à parte é a possibilidade de armazenar informações históricas e agregadas, dando um suporte melhor para as análises posteriores.

  3. Front-end:

    É a parte visível ao usuário de um projeto de BI. Pode ser em forma de relatórios padronizados e ah hoc, portal de intranet / internet / extranet, análise OLAP e outras funções, como Data Mining e projeções de cenários futuros.

Arquitetura de um Sistema Business Intelligence

Diagrama de Arquitetura de um Sistema de Business Intelligence

Arquitetura de um Sistema Business Intelligence

Qualquer consulta que não possa ser determinada antes do momento da consulta ser emitida. Uma consulta que consiste em SQL construído dinamicamente, em geral por ferramentas de consultas residentes na estação de trabalho do usuário final.

Ferramenta de usuário final que aceita a solicitação de dados através de comandos em inglês, ou do tipo "apontar e clicar" e constrói uma consulta (Query) eventual para buscar um resultado desejado.

Sistema de Banco de Dados que suporta todos os comandos SQL padrão.

Componente do Banco de Dados que contém uma lista de seus objetos, bem como os atributos de cada objeto.

Banco de Dados multi-dimensional, geralmente referindo-se à um caso simples de Produto, Mercado e Tempo.

Técnica que utiliza ferramentas de software geralmente orientadas para o usuário que não sabe exatamente o que está pesquisando, mas procura identificar determinados padrões ou tendências. O Data Mining (Garimpagem de Dados) é um processo que separa grandes quantidades de Dados de forma à identificar relacionamentos entre eles.

Conceito Lógico de exploração de um Datawarehouse, onde os Dados cadastrais e comportamentais de uma base de Dados de Clientes são organizados de forma à favorecer a análise dos acontecimentos do Mercado Consumidor, prospectar novos clientes e definir possibilidades promocionais para incentivar o consumo. Este modelo de exploração do Datawarehouse agiliza o desenvolvimento das estratégias de Marketing.

Conjunto de tabelas que armazenam os dados do sistemas de operação (ERP´s e tarifadores por exemplo) em um modelo multidimensional, possibilitando a exploração direcionada dos mesmos, melhorando as possibilidades de análises operacionais e gerenciais.

Base de Dados sobre os Dados. É um catálogo de todos os elementos de Dados e contém seus nomes, estruturas e informações sobre sua utilização. É um local centralizado para os metadados. Normalmente, os dicionários de Dados são projetados para armazenar / disponibilizar um conjunto limitado de metadados, concentrando - se nas informações relacionadas aos elementos dos dados, às bases de dados aos arquivos e aos programas dos sistemas implantados.

Modo de exploração de dados detalhados que foram usados na criação de um nível sumarizado de dados. Os níveis de aprofundamento dependem de granularidade dos dados existentes no Datawarehouse.

Sistema de apoio à decisão. Nome genérico das ferramentas de BI que englobam o Datawarehouse, o Database Marketing, o EIS, os perfis e o Data Mining.

Consiste na agregação das informações em uma estrutura multidimensional a fim de suportar as necessidades de informações do nível gerencial da corporação. Por meio de indicadores ou dimensões predefinidas, os dados do datawarehouse serão sumarizados possibilitando o acesso direto a informações que demonstram os resultados e as principais tendências da sua carteira de clientes ativos.

Metodologia para consolidação de nomes e endereços.

São dados a respeito de dados. Exemplo de metadados incluem as descrições de elementos de dados, descrições de tipos de dados, atributos/ propriedades, faixas/ domínios, métodos e processos. O ambiente do respiratório abrange todos os recursos de metadados.

Conectividade de base de dados aberta. Padrão para acesso a banco de dados do SOL Access Group consortium adotado pela Microsoft.

Processamento analítico on-line.

Muito semelhantes ao EIS, o Sales Channel Profiling permite a visualizaçao multidimensional atraves de indicadores cuidadosamente analisados e definidos para exibir o perfil comportamental da base de dados de revendas, permitindo categorizar o seu mercado consumidor baseado nos seus parceiros de negócios.

Termo que designa uma consulta a um Banco de dados.

Processo de extrair dados de um ambiente e de move-los para um outro ambiente substituindo, a cada vez, os dados antigos pelos novos.

Termo usado para descrever a função de analise de dados complexos proporcionada por algumas ferramentas de consulta e analise.

Linguagem de consulta estruturada. Linguagem de consulta para acessar sistemas de base de dados ODBC, DRDA ou não relacional.

É um processo contínuo e qualificado de monitoramento e análise das marcas, produtos, serviços, tendências podendo acontecer online ou em períodos previamente definidos. Com base neste processo também se tem mais informações para um planejamento mais eficiente e eficaz.