Ir direto para conteúdo
Início do Conteúdo

Sistemas Web Solicite o orçamento

E-learning. Soluções de EAD (Ensino à Distância)

Dentre as soluções de e-learning, é necessário decidir por um ferramenta de LMS ou não e como serão gerados e/ou adaptados os conteúdos.

É uma poderosa ferramenta LMS (Learning Management System) / e-Learning para treinamento e ensino a distância. Por meio dela, é possível que diversas filiais, assistências técnicas, parceiros, fornecedores e clientes, recebam um conteúdo sem distorções a um custo muito inferior à forma convencional de ensino.

EAD (Ensino à distância) é uma modalidade de cursos online, para que sua empresa possa treinar pessoas que estejam on line, ou podem ser geradas opções para treinamento com carga, upload e download posterior.


É preciso verificar a relação custo/benefício optar por um software alugado, que se pague licenças ou similares, mediante à possibilidade da compra da solução, da licença ou até mesmo de um desenvolvimento específico. Neste aspecto de esbarrar muito no padrão SCORM**, que por si só podem encarecer os aluguéis de Ferramentas LMS ou desenvolvimentos sendo que a não adoção deste padrão pode trazer bons resultados e gerar grandes economias com as ferramentas LMS e Geração de Conteúdo. Prestamos consultorias e apresentamos as melhores soluções de acordo com a necessidade da sua empresa.

(*)SCORM (Sharable Content Object Reference Model) são padrões e especificações para e-learning. baseado na web. O SCORM define comunicações entre o conteúdo do lado do cliente e um host/anfitrião chamado de ambiente de execução, comumente uma função de um LMS. Também se define como o conteúdo que pode ser compactado em um arquivo de transferência (ZIP).

A Agência VM2 possui uma equipe experiente no desenvolvimento de animações, ilustrações, roteiros, sistemas exclusivos e tudo mais que for necessário para seu e-learning. Além de ter duas opções de LMS (Learning Management System), que podem ser customizadas de acordo com sua necessidade, dando assim mais variações.

Ou seja:

  1. Criação de conteúdo, roteiros, story-boards, adaptação de conteúdo existente e outras possibilidades, seguindo o padrão SCORM ou não.
  2. Ferramentas CMS (Content Management System) próprias ou utilizando ferramenta LMS já existente.
    1. Escopo do projeto LMS Básico
      • Cadastro de Alunos:

        O administrador do sistema poderá efetuar o cadastro dos alunos e aprova-los nos cursos em que se matricularam.

      • Criação de Cursos e upload de arquivos:

        Módulo que possibilita a criação de cursos, cadastro de informações como carga horária, descrição, imagens, pré-requisitos, número máximo de participantes e as aulas que compõem o curso. As aulas poderão ser arquivos em flash, apresentações em powerpoint, arquivos doc ou pdf, além de textos e imagens em HTML.

      • Controle de Acesso:

        Todo acesso do aluno aos cursos e aulas são monitorados, seguinte as restrições impostas pelo administrador do sistema.

      • Criação de provas de múltipla escolha por Módulo:

        Módulo que permite ao administrador criar provas de múltipla escolha, e acompanhar as notas dos alunos.

    2. Escopo do projeto LMS Completo
      • Avaliação de aprendizagem

        O processo de avaliação será contínuo, realizado por meio de atividades propostas durante os módulos e nos trabalhos programados on-line.

      • Desenvolvimento de cursos on-line personalizados

        O desenvolvimento de cursos on-line personalizados é um processo complexo que envolve áreas de conhecimentos bastante distintas.

        Com experiência comprovada em todas estas áreas, a VM2 criou a sua própria metodologia de trabalho que agiliza e facilita todas as atividades envolvidas no processo de desenvolvimento dos cursos.

      • Administração on-line

        Todas as atividades administrativas podem ser realizadas através da Web e a distância. Basta uma conta de usuário administrador, controlada por senha, e um Browser Internet para que sejam efetuadas tarefas como cadastro de alunos, matrícula em sessões avaliativas.

      • Limite de Tempo para Realização das Sessões

        Ao criar uma sessão avaliativa na ferramenta é possível definir o tempo para realização da mesma, ou seja, o tempo disponível para que o participante responda a todas as questões. Esse recurso pode ser ocultado ou permanecer visível para o participante.

      • Limite de Tempo de Disponibilização das Sessões

        Esse é outro recurso importante do sistema e corresponde ao período que a sessão estará disponível para o participante. É possível configurar data e horário para cada grupo ou participante fazendo com que cada um faça a prova em um dia ou horário específico.

      • Relatórios Completos

        São diversos de relatórios completos e que podem ser personalizados. Esses relatórios trazem informações individuais e coletivas sobre desempenho, participação, análise de respostas, análise de sessões, etc. Incluem-se dados em formato gráfico para melhor visualização.

      • Aplicações da ferramenta
        • Provas periódicas para testar o nível de aprendizagem dos alunos.
        • Testes de diagnóstico que apontem áreas ou pontos de deficiência.
        • Testes acumulativos que façam parte de avaliações oficiais.
        • Avaliações em cursos de e-Learning que adicionem valor à aprendizagem.
      • Criação de Grupos

        Depois de cadastrar os participantes é possível colocá-los em diferentes grupos. Cada grupo poderá ter acesso a provas idênticas ou diferentes dependendo de como a Empresa quer trabalhar.

      • Cadastro de Usuários em Lote

        Para cadastrar vários participantes de uma só vez no sistema existe o recurso de cadastro em lote que torna muito mais simples e rápido esse processo.

        • Implementação fácil e rápida
        • Interface intuitiva para o usuário
        • Ferramentas de comunicação integradas (Chat / Fórum / Quadro de Avisos) (opcional)
        • Funcionalidades abrangentes para gestão de usuários e atividades de aprendizagem
        • Ferramentas para a produtividade na criação de conteúdos
        • Baixo custo de implantação e manutenção
      • Módulos
      • Home dos usuários para o sistema
        • Instruções gerais para os usuários e dicas para o acesso ao sistema
        • Controle dos acessos e distribuição das informações
        • Autenticação dos usuários
        • Chat com controle de acesso por turma e por curso (opcional)
        • Fórum com controle de acesso por turma e por curso (opcional)
        • Perfil de Aluno (opcional)
        • Quadro de avisos (opcional)
        • Distribuição de materiais de apoio aos cursos para download, se houver interesse por parte da Empresa.
      • Gerencia todas as atividades de aprendizagem via web
        • Cadastramento das informações dos cursos
        • Criação do catálogo de cursos
        • Gerenciamento de turmas
        • Gerenciamento de inscrições
        • Gerenciamento de matrículas
        • Registro do aproveitamento dos alunos nos cursos
        • Emissão de relatórios e certificados

Quer saber como definir uma estratégia de e-Learning?; Qual o retorno esperado para a uma iniciativa de e-learning?; Como medir e avaliar resultados? Entre em contato conosco.

Vantagens do E-learning

  • Excelente relação Custo X Benefício.
  • Facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos.
  • Possibilidade de acesso em horários flexíveis.
  • Economia de tempo sem necessidade de deslocamento.
  • Estímulo para desenvolvimento de auto-estudo e auto-aprendizagem.
  • Opções de interações online síncronas e assíncronas.
  • Avaliação com base nas publicações dos alunos e métricas de acesso.
  • Agilidade na atualização dos conteúdos.
  • Registro permanência dos conteúdos oferecidos nos cursos.
  • Implementação em alta, média ou baixa escala.
  • Avaliação
  • Análise
  • Design
  • Desenvolvimento
  • Implementação

Cursos e treinamento a distância

Não é de hoje que metodologias com fins instrucionais são elaboradas utilizando diferentes instrumentos para transmissão mais eficiente de um conteúdo.

No cenário da web 2.0 há possibilidade de desenvolver cursos com rica experiência de aprendizagem, por integrar recursos áudios-visuais, fóruns de discussão, além da liberdade do aluno que pode estudar sem um tempo pré-estabelecido, podendo ditar seu próprio ritmo.

Educação a distancia se tornou uma ótima solução para empresas interessadas na capacitação de seus funcionários, economizando tempo e dinheiro com a possibilidade de atingir um grande número de colaboradores que tenham acesso a internet, sendo limitado apenas pelo aparato tecnológico de cada organização.

A Agência VM2 oferece solução completa de e-learning, devido a sua equipe capacitada e versátil para o desenvolvimento do conteúdo instrucional conforme a necessidade de cada empresa. Os cursos contemplam animações, vídeos, recursos de áudio, avaliação de qualificação e relatórios apresentando o resultado do aluno.

Detalhamento de Cases :

Volkswagen (VW)

http://www.vm2.com.br/case-detalhe/volkswagen

General Motors (GM)

http://www.vm2.com.br/case-detalhe/general-motors-chevrolet

Conjuntamente analisamos também possibilidades para sustentação da operação determinando fases escalonadas ou acontencendo em paralelo como   atualização e manutenção de sites e portais   através de  CMS   ou não    midia digital      midias tradicionais    redes sociais       links patrocinados   ou S.E.M. (Search Engine Marketing -SEM)   SEO (Search Engine Optimization - S.E.O.)        e-mail marketing     hotsites      marketing de incentivo      CRM         gameficação   com jogos on ou offline     blog próprio        aplicativos       planejamento digital        atendimento online        endomarketing        loja virtual       forum de discussão        BI       inteligência e pesquisas de mercad     intranet  extranet     promoção comercial     marketing de relacionamento     marketing viral    gerenciamento e monitoramento de  midias sociais     mobile marketing     employer brand ou employer branding     sistemas web diversos     projetos de criação      projetos parciais ou completos de usabilidade  , UX e nomes similares usados,    responsive design  (versão responsivo)    vinhetas      enfim todo um   planejamento     bem estruturado para todo o projeto.  E até mesmo antes de todas estas fases, se preferir, pode ser elaborado um completo  pré-projeto digital   para levantar as necessidades e oportunidades.