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Governança de Conteúdo
Um estudo da Consortium for Service Innovation mostrou que 80% do tempo gasto pelas empresas em seus atendimentos internos é para solução de 20% dos problemas que ocorrem com maior frequência.
A Governança de Conteúdos tem como objetivo a dissolução dos entraves para melhoria no fluxo da informação gerando significativo aumento na produtividade dentro das empresas.
Benefícios
Uma comunicação bem alinhada aos objetivos da empresa, eficiente, eficaz e reconhecida por sua equipe gerará mais do que aumento de produtividade. Proverá conhecimentos e soluções que não seriam possíveis sem uma comunicação cooperativa entre os envolvidos no processo.
Fortalecer o sistema informacional estratégico da organização confere melhorias que trarão impactos positivos em outras áreas gerando um ciclo benéfico de mudanças. Os ganhos principais são:
- Maior agilidade - Otimização para publicação, edição e recuperação de conteúdos;
- Documentação mais atualizada - Maior frequência de atualização com conteúdos mais acessíveis e centralizados;
- Informações mais confiáveis - Aumento do nível de confiança entre os usuários do sistema;
- Decisões mais seguras - Tomada de decisões com mais rapidez e segurança com base em dados mais consistentes;
- Fluidez da comunicação - Oferecimento aos gestores de melhores condições para comunicação com suas equipes melhorando também o clima organizacional;
- Processos mais colaborativos - Maior potencial de colaboração que pode trazer contribuições e propostas para impulsionar o desempenho e eliminar obstáculos menos perceptíveis;
- Favorece inovações - Ampliação real do processo de inovação partindo de questões relevantes aos clientes e equipe interna;
- Redução significativa de retrabalho - Facilidade para aproveitamento de atividades desenvolvidas anteriormente e criação de soluções de melhoria de desempenho e qualidade;
- Foco no negócio - Alinhamento do conhecimento organizacional com demandas estratégicas;
- Registros de processos de trabalho - Redução de impactos causados por afastamento temporário ou permanente de profissionais;
Como Funciona
Entre os maiores desafios para uma boa governança dos conteúdos estão:
- Mudanças de processos centralizados para modelos otimizados de publicação de conteúdos nos canais corporativos;
- Identificação precisa dos gargalos que impedem a fluidez das informações;
- Acompanhamento de mudanças de tecnologia da informação, do mercado e da cultura organizacional;
- Dissolução dos obstáculos enfrentados pelos profissionais que assumem responsabilidades dentro da dinâmica de trabalho;
- Transformação do conhecimento tácito dos profissionais em registros que possam ser mantidos e compartilhados com outros profissionais.
- Definição de funções, responsabilidades e permissões dos colaboradores;
- Redução de documentação com duplicidade no arquivamento, ambiguidade de rótulos e categorias inconsistentes que geram versões múltiplas e materiais desatualizados.
Um sistema de informação melhor planejado trará relevante aumento de produção à empresa. Pensemos em uma simples redução de 10 minutos diários nas atividades gerais desenvolvidas neste sistema. Uma empresa com 50 funcionários economizará ao longo de 1 ano mais de 2000 horas de trabalho que representam aproximadamente 260 dias com 8 horas diárias de atuação de um profissional. Sem citarmos a diminuição no stress ou conteúdos que não seriam encontrados em um sistema pouco organizado.
Vale lembrar que além do ganho contínuo de tempo e capacidade produtiva, organizar os dados e seus fluxos se constitui em uma evolução no processo organizacional que vitaliza demais áreas mantendo a empresa com melhores condições para lidar com os desafios diários.
Conjuntamente analisamos também outras possibilidades para sustentação da operação como midia digital mídias tradicionais redes sociais links patrocinados ou S.E.M. (Search Engine Marketing -SEM) SEO (Search Engine Optimization - S.E.O.) e-mail marketing com newsletters hotsites marketing de incentivo CRM Gameficação Blog Próprio Treinamento à Distância para toda a Força de Vendas, Distribuição e Pontos de Venda Aplicativos Vinhetas Atendimento Online Endomarketing Forum de Discussão BI Inteligência e Pesquisas de Mercado Promoção Comercial Marketing de Relacionamento Marketing Viral Mobile Marketing Employer Brand ou Employer Branding Sistemas Web Diversos Projetos de Criação Projetos Parciais ou Completos de Usabilidade , UX e nomes similares usados Responsive Design (Versão Responsivo) enfim todo um planejamento bem estruturado para todo o plano.